Arquivo do blog

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Bullying - intolerância com as diferenças interfere na saúde e na qualidade de vida.

Uma ocorrência das mais comuns, nas salas de aula, está ligada aos apelidos. Nada passa despercebido: orelhas em abano, obesidade,estrabismo, cabeça grande, pernas tortas, gagueira, nariz proeminente e até mesmo deficiências físicas
“Além de lutar contra o incômodo de uma visão deficiente ou dupla, os estrábicos  - cerca de 4% da população mundial - ainda precisam superar o preconceito”, diz o oftalmologista Virgilio Centurion, diretor do IMO, Instituto de Moléstias Oculares.

O estrabismo é a perda do posicionamento normal dos olhos, conhecida popularmente como 'vesguice', que faz com que apenas um olho ou ambos sejam desviados para dentro (esotropia), para fora (exotropia), para cima ou para baixo (hipertropia). “O desvio pode se apresentar de três formas: constante (permanentemente observado), intermitente (quando os olhos estão a maior parte do tempo alinhados e o desvio se dá eventualmente, em momentos de cansaço ou em locais muito iluminados) e latente (o distúrbio só é mesmo perceptível após a realização de testes específicos). Em todos os casos, são comuns o relato de pacientes que sofrem com o emprego de termos ofensivos como ‘vesguinho’, ‘cegueta’, ‘quatro olho’, ‘zaroio’...”, conta o oftalmologista.

Para combater o preconceito e o bullying,  é preciso esclarecer os mitos sobre a doença, como aquele que diz que uma pessoa é capaz de ficar estrábica, se entortar o olho de propósito ou se for surpreendida por uma rajada de vento. “O problema, na maioria dos casos, é hereditário e se manifesta na infância, em decorrência de um desequilíbrio nos músculos que movimentam os olhos. Pode ser provocado por parto prematuro, doenças congênitas, elevado grau de hipermetropia, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, dentre outros fatores genéticos. Quando o estrabismo é adquirido na fase adulta, as causas mais comuns para essa alteração ocular são traumatismos cranianos, acidente vascular cerebral (derrame), infecções cerebrais (como meningite), diabetes e disfunções da tireóide”, informa o diretor do IMO.

Um comentário:

  1. youtube_bet24 : youtube_bet24 : youtube_bet24_ - Videoodl.cc
    youtube_bet24 : youtube_bet24. The most youtube to mp3 converter android recent video of the video.

    ResponderExcluir