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terça-feira, 14 de setembro de 2010

Saúde Visual e Emocional

É impossível separar corpo e alma, assim como, visão e emoção!




O  ser humano no seu desenvolvimento passa por várias fases, desde sua concepção até a morte. Muitas dessas fases assumem aspectos cruciais no decorrer da vida. Na concepção a multiplicação das células é um ponto fundamental. Uma simples alteração nesta divisão pode causar danos irreparáveis. Os motivos são vários, por isso a necessidade de uma vida saudável e devidamente assistida. O primeiro ano de vida da criança é o período de maior crescimento motor e cognitivo. Aprendemos a andar e a brincar, pronunciamos as nossas primeiras palavras, conhecemos o ambiente, identificamos as pessoas, desenvolvemos os sabores, enfim é o inicio da socialização. Surgem às necessidades, os impulsos, os desejos. Algumas necessidades subjacentes ao comportamento são provocadas pelo organismo consideradas primárias são básicas para a manutenção da vida, outras tendem a dominar necessidades não orgânicas, tais como afeição e auto-estima. Enquanto as necessidades fisiológicas são geralmente satisfeitas, de maneira que tem importância relativamente pequena na determinação do comportamento, as necessidades psicológicas são determinantes significativos do comportamento, pois nunca são inteiramente satisfeitas. Essas necessidades estão sujeitas a aprendizagem, são relativamente auto-perpetuadoras. Desta maneira, logo após estar feliz por ser reconhecido ou promovido, o individuo começa a estar infeliz por não ser o primeiro da classe. Neste contexto entre as várias necessidades do individuo vamos focar necessidade de ser aceito:
A necessidade de ser aceito num grupo. E muito difícil ter a felicidade completa principalmente por todas as mudanças pelas quais passam as crianças. A necessidade de ser aceito é sinônimo de segurança emocional, cuja importância é universalmente reconhecida, sobretudo para o período da primeira infância. Psicólogos se convencem, cada vez mais de que a segurança emocional, proporcionada a criança nos primeiros anos de vida, é de importância decisiva na determinação dos ajustamentos que realiza em anos posteriores, dando lhes condições para enfrentar diretamente seus conflitos, e empregar todas as suas capacidades para superá-los, em vez de evitá-los e ser perseguidos por eles.
Quando nos deparamos com alterações genéticas que provocam síndromes, passamos a pensar que o outro sente, vê e age por nossas necessidades, no entanto essas atitudes são impares. Os portadores de alterações necessitam de algo mais, seja ambiental ou funcional; muitas vezes: óculos.
O estresse é muitas vezes a causa de alteração de desempenho entre crianças, adolescentes e adultos. Para isto damos uma simples explicação sobre o estado de estresse:
Estresse – É o estado gerado pela percepção de estímulos que provocam excitação (tensão) emocional e, ao perturbarem a homeostase (equilíbrio interno), levam o organismo a disparar um processo de adaptação caracterizado pelo aumento de secreção de adrenalina, com várias conseqüências sistêmicas. Tensão, distúrbio fisiológico ou psicológico causado por circunstância adversa. Fonte: Dicionário Houaiss.
O estresse disputa com a ansiedade e a depressão o primeiro lugar no ranking atual das chamadas “doenças da alma”. Sua onipresença em níveis elevados em todas as sociedades desenvolvidas do mundo leva autoridades como Robert Sapolsky, professor de neurociência da Universidade de Stanford e maior especialista no mundo em estresse e doenças relacionadas, a propor uma nova ordem social, a saber: “que encontremos meios de curar um mundo onde tantas pessoas aprendem que devem estar sempre atentas e em guarda, ou que devem sentir-se sempre impotentes”.
Neste caso vamos nos limitar ao estresse visual, com uma pesquisa realizada pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, estima-se que 30% da população brasileira sejam míope, este índice tende a aumentar, especialmente entre os mais jovens,
No caso da hipermetropia o índice pode aumentar pelo use de equipamentos tecnológicos como por exemplo monitor de computador e videogame, pois são telas que transmitem a luz diretamente sobre os olhos, uma pesquisa com 360 crianças entre 9 e 13 anos, mostrou que 21% mostrou que 21% das que ficam seis horas por dia em frente ao computador ou ao videogame tinham miopia, da prevalência o dobro nessa faixa etária, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (Fonte: Revista Carta Capital julho 2009). O que demonstra que 30% dessas crianças têm estresse ocular.
Muitas crianças têm problemas de visão e em muitos casos, uma questão não percebida. A demora no diagnóstico, além de agravar o problema visual , pode trazer muito desconforto e questões estéticas (estrabismo).
A incapacidade de enxergar longe tem mais de uma causa provável. Não há consenso, mas pode a origem ser genética e estar ligada ao crescimento do olho ou a maus hábitos visuais. A esse grupo de hipótese alguns profissionais acrescentam fatores emocionais, como a depressão, a cobrança e o estresse, já citado anteriormente.
Podemos colocar no continuo das necessidades a de realização em que todos gostam de sentir que são capazes de realizar o que planejaram fazer “neste caso não só as crianças, mas muito mais os adultos... será que esquecemos de crescer?”. Essa necessidade esta intimamente ligada a outras necessidades, tais como aceitação social, auto-estima. Freqüentemente, as escolas tornam difícil, para algumas crianças, a satisfação da sua necessidade de realização, tanto para as crianças pouco inteligentes como para as crianças bem dotadas. A necessidade de aceitação social é dominada pelo desejo universal de status e aprovação, temos que entender que todo individuo possui essas necessidades em maior ou menor grau.
O uso de óculos adequados pelas crianças, principalmente os bebes e as crianças super especiais reforça todas as necessidades acima citadas dentro do aspecto preventivo.
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