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sábado, 13 de novembro de 2010

A IDENTIDADE DO CONSUMO

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A personalização de produtos é uma realidade crescente. Durante muito tempo, porém, falou-se em massificação. O que o consumidor está buscando, afinal?
As pessoas tendem a atribuir características humanas a produtos e marcas, pois buscam algum tipo de identificação com o que é consumido. Com a diversidade de ofertas encontradas no mercado, torna-se possível a busca de marcas que apresentem conteúdos ou conceitos convergentes com a imagem que as pessoas têm delas mesmas, pois isso reforça o que cada um tem de particular. As empresas, portanto, apresentam um movimento crescente para a adequação dessas marcas a seus consumidores, e a pesquisa sobre o comportamento do consumidor passou a assumir um papel fundamental nesse processo.
Nos dias de hoje, muitas compras são vistas como uma recompensa que a pessoa se dá. Como isso funciona e como as empresas podem tirar proveito?
A aceleração do cotidiano comumente faz com que as pessoas vivam uma crise de sentido, pois passou a ser difícil pensar no tempo e no sentido das experiências. Este “esvaziamento” de significados da vida faz, muitas vezes, com que o consumo apareça como uma alternativa para suprir as lacunas na vida das pessoas. Consumimos na tentativa de alcançar a beleza ideal, a aceitação social, dentre outros.

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