Arquivo do blog

terça-feira, 28 de setembro de 2010

A dúvida!

Ouse escolher o diferente!
Crie sua identidade. 



Ao contrário do que se poderia julgar, a dúvida é o que nos faz  potentes, ou, por outras palavras, é o que nos torna poderosos, o que nos dá poder, na medida em que, na dúvida, podemos poder. Enfim, se podemos, é porque podemos poder; é porque temos poder para isso. 
A dúvida existe quando se torna possível a escolha, e quanto maior a escolha maior a liberdade. A dúvida é pois um reflexo de liberdade. A dúvida é a encruzilhada, é o que permite vários caminhos, que por sua vez se bifurcam. 
Se há dúvida não há certeza, e todos sabemos como uma certeza pode ser perniciosa, “O domicílio e a secretária são ideais para a dúvida e têm a vantagem acrescida de impedir que enlouqueçamos, o que, bem vistas as coisas, não está nada mal, sobretudo se pensamos, como eu penso, que nunca será uma dúvida o que nos enlouquecerá, mas sim uma certeza, qualquer certeza (…).”
O homem que possui o sentido do possível (a potência) vê não só o futuro como abertura, mas mais significativamente, a própria história como incerta, duvidosa. Num certo sentido também ela permanece aberta. Assim, este homem é o homem com o tempo indeterminado; é, poder-se-á dizer, o homem livre. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário